moda
...muito sobre moda, porque tudo seria impossível!!! um almanaque ilustrado de moda, com descrições, imagens ilustrativas, aplicações...e quaisquer informações que queiram acrescentar para melhorar e aperfeiçoar essa iniciativa. Unidos fazemos melhor! Obrigada.

Tingimento

Marcadores:
Alguns tecidos possuem acabamento hidrófilo. Isto elimina a necessidade da purga, muito utilizada nas lavanderias. A 1ª etapa do processo de tingimento abaixo descrito tem como finalidade a limpeza de eventuais sujeiras ocorridas nas peças durante as etapas da confecção. Caso esta limpeza não seja necessária, iniciar na 2ª etapa.
Sugerimos a realização de uma pilotagem mínima de 20 peças de todo o processo, incluindo a passadoria, para certificar que o resultado obtido corresponderá ao esperado.
É importante verificar a capacidade tintorial do tecido. A tonalidade final da peça confeccionada após o tingimento, pode variar em função das variações da fibra, principalmente em se tratando de fibra natural, como no caso do algodão. Importante: tingir as peças PT do lado do avesso.
1ª Etapa: PreparaçãoA uma relação de banho de 1:10, submeter as peças à temperatura máxima de 60ºC por 10 minutos.Acrescentar:2 g/l de barrilha1 g/l de detergente neutro. Ideal para tingimento a 4 reversões por minuto

2ª Etapa: Tingimento A uma relação de banho de 1:10, submeter as peças em água fria. Adicionar os produtos químicos auxiliares (dispersante, sal e barrilha) e rodar por 10 minutos.Adicionar o corante, vagarosamente, com a máquina em movimento, 2 vezes, com intervalo de tempo de 5 minutos. (Isto evitará que ocorra manchamento, principalmente em tingimento de cores claras).Rodar por 10 minutos. Subir a temperatura gradativamente, de 2 em 2ºC, até alcançar 60ºC. Rodar por 30 a 60 minutos à temperatura de 60ºC. O tempo dependerá do corante utilizado. Contatar o fornecedor de corante para obter as orientações necessárias.Enxaguar. Importante soltar a água do banho com a máquina parada. (Isto evitará exposição desnecessária do tecido). Acrescentar nova água para a etapa seguinte.

3ª Etapa: EnsaboarA uma relação de banho de 1:10, submeter as peças à 90ºC por 10 minutos.Acrescentar deslizante e detergente neutro.

4ª Etapa: AmaciarA uma relação de banho de 1:5, acrescentar amaciante e submeter as peças à 40ºC por 10 minutos.Descarregar.

5ª Etapa: SecagemCentrifugar e secar a temperatura máxima de 70ºC.Retirar as peças da secadora ainda com umidade. Isto evitará exposição desnecessária do tecido ao calor, o que pode comprometer o toque e o encolhimento.

Atenção: Variação na relação de banho, no tempo de exposição e na temperatura, bem como manipulação inadequada das peças durante o processo, alteram o resultado final do produto.

A orientação de tingimento descrita tem como base a utilização de corantes RemazolÒ do fornecedor DyStarÒ. Caso os corantes utilizados sejam de outro fornecedor, sugerimos consultá-lo sobre as adaptações necessárias.

Followers