moda
...muito sobre moda, porque tudo seria impossível!!! um almanaque ilustrado de moda, com descrições, imagens ilustrativas, aplicações...e quaisquer informações que queiram acrescentar para melhorar e aperfeiçoar essa iniciativa. Unidos fazemos melhor! Obrigada.

Costura

Marcadores:
1. Importante adequar a linha e a agulha à gramatura do tecido.

2. Sugerimos a utilização de 4 a 5 pontos por cm na costura. Realizar teste de resistência da costura esticando 3 a 4 vezes para verificar se a mesma não se rompe.

3. Para evitar enrugamento na costura é importante evitar pressão do calcador. Os dentes das máquinas não devem estar altos demais ou adiantados. A regulagem adequada evitará pontos disformes e uma costura inadequada. Sempre que houver o recebimento do novo tecido, este procedimento deverá ser repetido. Se ocorrer rompimento da linha, ajustes adicionais no maquinário de costura deverão ser feitos para aumentar a elasticidade da costura.

4. Obedecer sempre os piques de orientação para evitar qualquer entortamento da peça.

5. Não esticar ou puxar o tecido durante a costura para evitar variação do ponto e distorções da peça confeccionada. A não observação deste item pode causar um grave defeito, conhecido como "perna torta".Em tecidos com Lycra® o defeito conhecido como "perna torta" é ainda mais provável se o fechamento não for efetuado corretamente.

6. Sugerimos que o fechamento da calça seja feito da seguinte maneira:Iniciar a união das duas partes da calça (frente e costas) na lateral da barra até o cós, e a outra lateral do cós à barra. Posteriormente, fechar a entreperna da barra até o gancho (gavião) e do mesmo até a barra. Importante que as entre pernas sejam fechadas no sentido contrário do fechamento das laterais, conforme ilustração.

7. É importante fazer teste de resistência da costura esticando de 3 a 4 vezes, verificando se não existe possibilidade de rompimento.

8. Em tecidos PT (Pronto para Tingimento):
· Utilizar linha 100% algodão mercerizada para tingimento homogêneo.
· Utilizar ponto frouxo, para não acontecer de estourar a costura, após o tingimento.
Em tecidos com Lycra®, para obtenção de melhores resultados, sugerimos que seja utilizada agulha ponta bola, que tem duração de +400 peças. Isto evitará que haja rompimento do fio de Lycra® em função do desgaste da agulha.
Utilizar máquina de ponto corrente nas costuras que exigem elasticidade. Para costura - de zíper, em vincos, fixações e aplicações - onde o alongamento deve ser limitado, utilizar ponto fixo.

Followers