Jóias modelos e tendências período durante o império romano -. O estranho é que os romanos eram quando o império começou, bastante austero em seus gostos - os seus alimentos, suas roupas, seus ornamentos. O que eles usavam era mais funcional, em vez de flaunting. Depois veio o exército do sucesso como eles começaram a espalhar-se e conquistar. Pouco depois, deu lugar ao estilo espartano. Isto poderia ter sido devido a duas razões. Um deles, o fato de que eles viram um novo mundo lá fora, onde muitas vestidas de uma forma mais resplandecente e flaunted jóias. Dois, o fato de que muitas vezes eles transportadas de volta os despojos de guerra de ouro e pedras preciosas que formam uma parte.Através do primeiro século aC, havia uma variedade de jóias disponível com uma vasta escolha de modelos.
A primeira incursão foi provavelmente em ouro como este foi o metal que eles trouxeram de volta com mais frequência a partir de suas conquistas. Então, a tendência passou a abraçar grego e influências orientais. Então vemos esferas de vidro, pedras coloridas e da utilização de prata, assim como os raros bronze. Afinal de contas, de acordo com Homero, não foi este o metal utilizado para moda Achilles' escudo? Também vemos o uso de pérolas e osso.
Tudo começou com piercing - piercing, mas com um propósito. Os homens traspassaram a si próprios como uma demonstração de força. Se eles trespassaram seus mamilos, que simbolizava a sua lealdade para com o seu império, bem como ser um símbolo de poder. De facto, a gladiadores iria furar várias partes do seu corpo acreditar que este era para protegê-los de lesões.
No interesse na joalheria cresceu, os primeiros desenhos mostram uma acentuada inclinação para o grego estilos. No entanto, com o tempo, mais um distintivo estilo romano parece emergir. Os romanos tinham uma parcialidade de pedras como esmeraldas, safiras, rubis e topázio. Eles também tinham uma escolha de pingentes, que foram incorporados em ouro e foram cameos. Algumas delas foram feitas para ser grande o suficiente para segurar um pouco de perfume. Estas foram, em plena exibição com as mulheres que vieram para assistir a biga raças como eles começaram a ficar mais popular, em Roma. Os cavalos também, especialmente aqueles que tomaram parte nas corridas, foram decked no pérolas e pedras tecidas em suas caudas e os seus Manes. Os rapazes normalmente usava um braço ou uma cadeia "bolha", que tinha uma pequena bolsa que continha protecção amuletos.
Os romanos eram muito conscientes do seu estatuto na sociedade. Então roupas se tornaram itens importantes de demarcação entre as diferentes classes - entre aqueles que nasceram livres e os escravos, bem como as várias classes na sociedade educada. Jóias, portanto, se tornou um símbolo muito importante estatuto juntamente com roupa para fazer esta distinção.
Poderíamos ver um monte de ouro hemisférica formas que foram feitas em brincos, colares ou pulseiras. Os homens eram geralmente um pouco mais sutis e suas jóias foi constrangido a um dedo anelar. Inicialmente estes anéis eram feitos de ferro, depois de ouro. Em seguida, as pedras preciosas foram usadas para anéis como eram pedras semipreciosa como calcedônia e carnelian. A tendência cresceu no entanto, houve alguns romana e os homens que usavam um anel em cada dedo. Romana as mulheres foram ditas ao desgaste amizade anéis também. Tanto os homens como as mulheres usavam esculpidos anéis - a pedra foi esculpida por isso muitas vezes facilitaria selagem documentos. O anel foi pressionado em cera quente eo documento selado. Esta prática continuou até o mais tarde quando reis vezes utilizado este método para selar nada.
A tendência de alívio quando foi prata ornamentos e navios em causa foi praticada no século IV aC Este tipo de ornamentação foi feito um lote na época grega e que permeou todas silverwork direito através da civilização romana.
O item mais popular de jóias, de longe, no entanto, foi o broche. Isso era o que detinha a maioria romana Vestuário juntos. Realmente foi uma ornamentais alfinete de segurança, mas os romanos levantou-a para uma obra de arte. De fato, você pode encontrar variações de longe naquilo em que partes do Império Romano. Qual foi a única vez que foi o ponto de fecho ou o «fíbula". Embora a broches servido muito funcional objectivo - o de vestuário exploração em conjunto -- eles foram feitos lindamente. Houve louro folhas, ramos de palmeiras, alado águias e deusas.
De revelou o que foi e está agora nos museus, um percebe que mais de dois séculos atrás, este império havia jóias que usavam diamantes provenientes da Índia e safiras do Sri Lanka. Na Inglaterra da época romana, 'jet' ou fossilizados madeira foi usada para fazer jóias. Os antigos romanos utilizaram um lote de âmbar em suas jóias também. Âmbar é a resina fossilizada de árvores, e foi referido como o "ouro do norte". Um vê que um lote de ornamentos moda fora de laranja foram feitas durante o segundo século aC Muitas das civilizações antigas jóias feitas de âmbar e eles foram muito prized posses.
As mulheres usavam jóias belamente projetado em seus ouvidos, dedos, em torno de seus pescoços, sobre as suas roupas e até mesmo em seus cabelos! Como bem concebidos como broches e suas roupas pinos foram, de igual modo que era então seu cabelo jeweled pinos. Obviamente, algumas das jóias foi usada pelos supersticiosos - e havia muitos deles - para repelir o que eles chamavam o "mau olhado".
Muitos dos desenhos e idéias romana foram disseminados através de suas conquistas de lugares perto e de longe e muitas propagação e ficou apenas com a mistura de culturas vizinhas após o declínio do Império Romano. Pouco depois, viu uma mudança de uma forma mais bárbara e resplandecente sabor na joalheria no conquistaram regiões de uma forma mais subavaliados, um elegante.
Assim, mesmo que a «grandeza que foi Roma", cantada por poetas e filósofos sobre diminuiu, a sua contribuição para o mundo da joalheria concepção não. Ele cresceu, mudou e floresceu em todo o mundo.