moda
...muito sobre moda, porque tudo seria impossível!!! um almanaque ilustrado de moda, com descrições, imagens ilustrativas, aplicações...e quaisquer informações que queiram acrescentar para melhorar e aperfeiçoar essa iniciativa. Unidos fazemos melhor! Obrigada.

Vestuario grego - século V a.C.

Marcadores: ,



O vestuário, de lã ou linho da região, eram feitos pelas mulheres em casa. O seu traje consistia numa túnica e num manto (himation). A túnica tinha dois modelos diferentes, no entanto o peplos , feito de lã, era o mais usado pelas atenienses até ao final do século IV a.c. A sua confecção consistia em cortar o tecido segundo a forma de um retângulo, com uma vez e meia a altura da pessoa; vestiam-no, embrulhando-o em redor do corpo, com alfinetes nos ombros. Não tinha mangas, possuindo amplas aberturas para os braços. As versões requintadas eram decoradas com desenhos . O manto era de linho. O tecido era costurado de maneira a ficar com a forma de um cilindro longo; era usado com um cordão na cintura ou debaixo do peito. As mangas eram curtas e cozidas. A literatura [1], refere-se ao quitão, traje feminino que surge após o peoplo, no entanto, não refere o seu feitio.

Nas esculturas e desenhos em cerâmica consegue-se ver a forma e elegância dos trajes na Grécia no século V a. C.



Uma cena doméstica: tirar um colar da caixa que lhe trouxe a criada. O cabelo de Hegeso, encaracolado e preso com uma fita, era muito usado na Grécia, no século V a.C.





Atena pensativa, século V a. C.,
conservado no museu da Acrópole em Atenas












Os homens tinham ,frequentemente, um dos ombros

descobertos ou mesmo o tronco nú.










Abaixo, pormenor da decoração de uma cerâmica ateniense do século V a.C.

Na figura, Artemisa, usa uma fita no cabelo, que era um adorno, frequente na época.

Followers