moda
...muito sobre moda, porque tudo seria impossível!!! um almanaque ilustrado de moda, com descrições, imagens ilustrativas, aplicações...e quaisquer informações que queiram acrescentar para melhorar e aperfeiçoar essa iniciativa. Unidos fazemos melhor! Obrigada.

Adamascado

Marcadores:
Surgiu no século XII, tecidos em jacquard elaborados com desenhos formados pela utilização de fios opacos e brilhantes em seda, vindos da cidade de Damasco, que nessa época era muito famosa, justamente, pela qualidade e beleza dos seus tecidos. Mas, o tecido, a forma da trama, já existia muito antes na China, Índia, Pérsia, Síria e, em seguida, o Império Bizantino.

Os tecidos adamascados são normalmente produzidos, hoje, em seda, linho, algodão ou fibras sintéticas apresentando padrões de flores, frutos, formas de vida animal e de outros tipos de ornamentos. É comum encontramos, também, a adição de ouro ou outras fibras metalizadas.

O adamascado sempre foi um clássico, e volta a ser utilizado principalmente na decoração, como papel de parede, no estofamento de móveis, em pequenos detalhes nas roupas de banho e toalhas de mesa dando um toque mais sofisticado aos objetos.

Importante não confundir com estampado, certo de que algumas estampas possam imitar o efeito do adamascado, com relevo e brilho.

Followers