moda
...muito sobre moda, porque tudo seria impossível!!! um almanaque ilustrado de moda, com descrições, imagens ilustrativas, aplicações...e quaisquer informações que queiram acrescentar para melhorar e aperfeiçoar essa iniciativa. Unidos fazemos melhor! Obrigada.

RICHELIEU, bordado em

Marcadores: , ,
Os motivos a bordar são desenhados sobre linho branco, contornados em ponto de recorte e ligados entre si por "brides". Estas são a característica fundamental destes bordados. Logo que o bordado esteja todo contornado recorta-se o tecido excedente, o que deve ser feito com uma tesoura de bicos bem afiados (própria para bordados).

Os bordados Richelieu devem sempre ser passados a ferro com um pano por cima a fim de evitar que a ponta do ferro possa danificar algumas "brides". Se o pretender lavar na máquina é aconselhável meter o bordado num saquinho de pano (ou uma fronha de almofada) e não centrifugar. Ao retirar da máquina enrolar numa toalha turca para extrair a água e passar a ferro ainda húmido.
Curiosidade
O poderoso Cardeal Richelieu da corte de Luís XIII de França emprestou o seu nome a este tipo de bordado, tendo sido a ele que se deveu a ordem de serem substituídas as luxuosas rendas que a França importava então da Itália, por bordados sobre linho.

...Na moda:



Followers